great expectations

Não acredito que, ao chegar em um amigo e se sentir particularmente distante dele - e não, eu não digo no sentido de ter se afastado, mas no sentido de nunca ter sido próximo suficientemente ao ponto de dividir intimidades -, que isso signifique que esse outro não seja realmente seu amigo. Afinal, o que é a definição de amigo? Alguém no qual você confia? Mas aí acho que seria alguém confiável, quer dizer, eu posso confiar na minha tia mas será que eu divido minhas confusões e vivências do cotidiano ou intimidades com ela? Não. Pode ser alguém com quem você divide tais intimidades então. Talvez. Mas a amizade é algo relativo e, querendo ou não, as pessoas mudam assim que o cenário muda. Jurar amizade eterna e que vai estar sempre ao lado é infantil devido à isso. Não que as pessoas sejam recicláveis, afinal, um amigo de verdade (e só você, aí dentro, vai saber quando um amigo é realmente de verdade) estará para sempre na sua memória - ao menos, lá. Querendo são esses amigos que vão te influenciar e vão manipular sua personalidade - não por querer, mas pelo simples fato da convivência.
Tenho um amigo que conheço há pouco menos de dois anos, e, bom, ele não é exatamente a pessoa mais próxima a mim atualmente (nem nunca foi e provavelmente nunca será), e nem eu conto nada realmente íntimo que se passa, e ele muito menos. Ambos sabemos o porquê de nunca termos conseguido ser realmente próximos - e entendemos -, e as duas razões são opostas. Se vemos todos os dias, não temos muito a ver - um meio sonhador e voador, e eu, bom... vamos dizer que um pouco mais pé no chão - mas ainda assim nos damos relativamente bem. Eu o acompanhei durante a fase mais complicada pela qual ele provavelmente passou, e ele também me acompanhou durante uma fase (não igualmente) complicada. Ainda assim, nunca ficamos realmente próximos - mas sabemos que podemos contar um no outro e até certo ponto confiamos no julgamento do outro e tudo mais.
Eu não sei o porquê de escrever sobre isso agora, mas simplesmente comecei a pensar e achei um fato engraçado, e serve para sintetizar isso que é a aproximação de pessoas que pode resultar em diversas pontes emocionais - adoráveis, benéficas, perigosas ou doentias. Sejam quais sejam tais caminhos que tais pontes levem, o risco sempre vale a pena, porque, afinal, somos dependentes dessa forma de nutrição humana. Querendo ou não.

Citação: livro do Charles Dickens, Great Expectations (Grandes Expectativas), que ganhei do Theo. ótimo!

0 observações: