passeio pelo escuro

É definitivamente estranho se sentir dessa maneira. Nada novo, apenas intensificado. Mas, de qualquer forma, de um modo estranho. Pode ser novo no aspecto de intensidade e razão - pois não existe uma aparente. E, mesmo não existindo motivos concretos, essa confluência de sentimentos está insistindo em se manter - se prolonga e se estende, e cada vez vai perdendo ainda mais o seu sentido. Ainda assim, está se fixando como algo cômodo, quase como se eu estivesse com muita preguiça de me levantar de uma cama extremamente confortável e aconchegante. Não que há algo de confortável na situação, aconchegante muito menos. A bipolaridade (que foi por bom tempo convenção de meu estado de espírito), por exemplo, foi substituída por uma continuidade.
Mas, no total, não anda sendo tão negativa, ao menos do meu ponto de vista - que anda torto, embriagado. Há alguma razão, algum prazer oculto, poderia chamar de masoquismo - e isso expõe umas verdades inconvenientes sobre minha natureza (e com grande probabilidade não apenas minha) que aprofundam de tal condição. E isso permite um maior, melhor (e mais perigoso) auto-conhecimento. As observações do cotidiano se tornaram um pouco mais amargas, envoltas por uma camada de irritação e pessimismo. É, não existe muito de positivo nisso. Mas permite umas interessantes análises de nossos mecanismos de defesa ou reações extremadas que tomamos. Devo dizer que tomo maior conhecimento e vejo os outros com mais clareza - menos admiração. E isso é definitivamente um problema, pois temos que crer em um mundo mais fantasioso e menos real; nos deixar levar pelo otimismo que em nada domina porém cria essa imagem idealizada que nunca iremos conquistar. É o problema de pensar demais, de refletir demais; é inerente ao dito racional ser humano, é um risco que corremos pela complexidade de nossas mentes. Temos que acreditar que não somos em nada sozinhos e que somos destinados a outras pessoas; qualquer sonho estúpido que nos enfiam diariamente goela abaixo. Não vou dizer que não é verdade, vai ver que pra maioria é verdade mesmo e é em nada estúpido, e estou errado no diagnóstico de solidão? Pra mim, não é, não deposito o menor resquício de fé e, quando coloquei, o resultado não foi positivo.
No fim, nem posso atribuir uma única palavra a esse estado, não posso dizer que é tristeza, ou falta de alguém, ou estresse... não consigo achar algo para culpar, e é talvez essa a causa do prolongamento. Não há como achar um problema para solucionar com especificidade. Ou uma razão para sanar esse desânimo.

0 observações: