bonjour tristesse, adieu tristesse

E, poucos segundos depois do momento de irritação, me via arrependido, naquele lugar-comum dividido com outros que amam, que dividem sentimentos.
Uma palavra ou gesto vindo de tais indivíduos relevantes pode irritar com tamanha profundidade - mas só para, segundos depois, resultarem em uma ostensiva linha de pensamento sobre esses mesmos, uma linha que cria esparsos porém firmes percepções sobre quem nos realmente interessa. Linhas que não existiriam sem a intensidade dessa irritação advinda da importância atribuída a tais membros de nosso mosaico social.
As entrelaçantes linhas que costuram, sem a mínima preocupação com uniformidade, trabalhando com foco apenas em movimento contínuo e retalhando em nós pausas e recomeços. É o panorama estranho e fascinante que nos é oferecido vista nessa rede de sentimentos que, de maneira ou de outra, em sanidade ou mergulhado na inconsciência que tais atos (ou seres) podem proporcionar, sentimentos que insistimos em depositar em outros seres. Muda o curso de uma desejada racionalidade com bases egocêntricas - impossível de ser alcançada ética individualista, ao menos com a perfeição requerida.
Como um hábito que insistimos em levar à cabo a revelia de irreversíveis danos físicos a longo prazo, o maquinário dos gestos trocados, dos choques de vista, de uma volta no frio prazerosamente aquecida pela companhia - o tal maquinário que faz inexorável e inabalável a simples e pura vontade de ficar ao lado de alguém, mesmo em ócio, mesmo em nada.
O maquinário que se mostra de pouco equilíbrio porém confusa durabilidade em tempos pessimistas, que se mostra uma grande farsa, um gigantesco disfarce para nossas reais intenções carnais desprovidas de qualquer necessidade psicológica - e, seguindo na linha, se mostra pensamento pequenino demais frente a grandeza das emoções, da conexão, da idéia do mútuo. Ainda que ideal frágil, marcado por resistências poligâmicas de nossa verdade mesquinha e egoísta, é provido com beleza.

Citação: título do livro de Françoise Sagan, Bonjour Tristesse.

0 observações: